Anúncios Google

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O Problema da Engrenagem.

A vida, a realidade, a existência é como fosse uma mega engrenagem, um grande sistema, onde peça por peça se encaixa e gera tal funcionamento. Algo bem cartesiano. O ponto é que a problemática da vida é uma questão de ordem: a ordem das peças.
Nasci com uma mente inclinada a identificar padrões. Isso se reflete desde a organização das roupas no armário, aos livros na minha estante. Os padrões aparecem pra mim em tudo, tanto nas coisas físicas como no mundo conceitual. Com isso, tenho reparado padrões diversos no comportamento humano. Espécies de funcionamentos onde cada pessoa, cada ato, cada coisa é uma peça e, relacionando-se todas entre si, geram um funcionamento padronizado. Um desses padrões tem me incomodado muito ultimamente.
As pessoas, de um modo geral, costumam ter as ferramentas certas, mas trabalham do jeito errado. Por exemplo, nas relações amorosas, as pessoas vão vivendo e em certos momentos da vida elas têm uma ferramenta poderosa nas mãos, chamada "pré-disposição a se apaixonar e viver em dupla". Até ai, ótimo. Então elas pegam essa ferramenta e vão atrás de usá-la. Acham um alguém e aplicam a coisa toda. O problema é que muitas vezes esse alguém, enquanto outra peça da engrenagem toda, não se entrega à paixão do atuante e, além de não amar e construir um relacionamento, magoa a outra pessoa que, consequentemente, vai se vingar disso, mesmo que inconscientemente, na próxima pessoa que for usar a ferramenta "pré-disposição a se apaixonar e viver em dupla" com ela, gerando ai outra incompatibilidade na engrenagem por questão de ordem. A coisa toda funcionaria perfeitamente com as mesmas peças, só que em outra ordem. Seria assim: A pessoa com a ferramenta "pré-disposição a se apaixonar e viver em dupla", acha a outra pessoa com a ferramenta "pré-disposição a se apaixonar e viver em dupla" e aplicam uma na outra, gerando assim o funcionamento "viver um grande amor", ao invés do "decepcionar-se e vingar-se no próximo".

É tudo muito científico, sabe...

Nenhum comentário:

 
Olhando Pra Grama