Anúncios Google

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Mulheres



Como a quebra do contrato entre a pele, os pelos e a cera quente – rasgh! -, com barulho, dor e força, meus olhos se abriram nesta madrugada; rompendo as remelas e o sono, minhas pálpebras descolaram feito lixa e o que sobrou foi minha visão mirando o teto, certificando-me de que tudo aquilo fora realmente um sonho. Sim, senhores, um sonho: Estava eu passeando no centro da cidade, num dia calmo, como tarde de Domingo; de clima ameno, de céu ameno, de asfalto e alma, também amenos - o que mais me toca no centro da cidade, às tardes de Domingo, é o espaço aberto e as calçadas amplas em contraste com as poucas pessoas que, em dias assim, resolvem desfrutar de uma caminhada... Como ia dizendo, estava lá eu andando, calmo, criando meu próprio fluxo, sozinho por mais de uma hora; então finalmente chego a um dos meus destinos favoritos: a escadaria do Teatro Municipal. Ao olhar em volta, reparei que todas as pessoas que ali andavam, tinham o mesmo corte de cabelo, o mesmo ritmo nos passos, os mesmos vestidos até o joelho, as mesmas belezas, ainda que tão diferentes umas das outras. Vestidos? - É neste ponto que eu queria chegar: eram todas mulheres. Só havia mulheres na cidade, todas em uma só cadência, respeitando às mesmas notas, todas regidas por um só maestro. Ao erguer, rapidamente, meus membros superiores para o céu, somente com o intuito, sincero, de agradecer a Deus por um momento tão valioso, percebi, concomitante com meu movimento, o movimento de todas elas: sim! O maestro era eu! Estava impressionado, eu era feliz. Decidi que regeria minha favorita; tocaria Bach! Prelúdio da Suite n° 3, a Sexta Obra! – E assim o fiz; eu tocava! Todas elas andando na praça, como uma dança num fim de tarde. Todas com seus poderes, encantos e vaginas. Muito mais do que sexo: Vaginas. Cada mulher uma célula de arte tão rara, tão única, que se expressa como toda obra ímpar: imprevisível, improvável, impressionante; infinita. Nada, além da mais pura alegria, poderia ser combustível para movimentos tão exultantes de minhas mãos, de meus braços, de meu corpo, de minha alma. Cada vez mais agitado, regi aquela orquestra, aproximando-me melancolicamente do final da obra. Realmente não sabia, mas meu coração pode prever os futuros minutos... Ao acabar a música, todas as mulheres, uma após a outra, transubstanciaram-se em fumaça – Sublimação? Não sei até que ponto estes avatares são sólidos. Como barulho de chuva, só pude escutar seus óculos, brincos, colares, vestidos, todos se soltando no chão após o sumiço de suas donas. Como um louco, corri atrás de cada uma, remexi o resto de suas roupas, cheirando-as, olhando para o céu, tentando entender, mas não havia explicação. A minha volta, agora, só havia vazio, vento, sopro de vento, assobios... Cabisbaixo, andei por toda São João e, já lá no final, bem cansado, pude então constatar: Sem elas, não adianta; não há poesia. Sem poesia, não adianta; não existe viver e achar graça. Sendo assim, neste momento não havia por que andar, viver ou esperar... E a dor nos olhos, o ardor, as remelas... Graças a Deus, agora estou vendo o teto. Ele me cobre até o pescoço, afana minha cabeça e diz: Calma; apesar do susto, tudo isso fora, realmente, apenas um sonho. Meu fiel companheiro, o teto do meu quarto...


Imagem: Olaf Martens.

21 comentários:

*Raíssa disse...

Se todos os homens percebessem e dessem o devido valor às mulheres como você, o mundo seria um lugar bem melhor para ambos os sexos.
Menos brigas, menos desentendimentos, menos mentiras, menos fingimento, menos decepções.

O sumiço das mulheres do mundo seria mesmo um pesadelo para vocês homens, não é? haha

Mais uma vez, amei o texto! Sempre com um ótimo e surpreendente final!

Beijos

Ps: Acho que você não reparou, mas tem uns presentes pra você aqui. :)

Jozieli disse...

Mulheres, a divina obra-prima. A inspiração, rascunho da poesia. Sem elas nã há encanto, nem arte. Pena que nem todos as vêem assim. Cegos que enxergam! Você, pelo o que se mostra, não tem nenhuma venda diante dos olhos, que bom!
Simplismente achei lingo, mais uma vez parabééns!!

Fraturas Expostas disse...

ai, igor, você é uma doçura de homem!!!
me senti, como mulher, homenageada em cada palavra sua...aliás, me sinto assim, em muitos dos seus textos...que delicadeza, legal pra caralho mesmo...
...tô aqui pensando...se vc tiver namorada ela deve passar muito bem, hein? rs

muito bonito, obrigada pela visita no blog, q bom q vc gostou.
bjs

Anônimo disse...

opa td certinho?
encontrei teu blog, pelos comentarios no blog de uma amiga...
comecei a ler teus textos, muito bons mesmo...
a leitura dos teus textos me agrada
^^

abraço

Paulo Henrique "McKagan™" Bodanese Bonan disse...

agora consegui logar o blogger aki no trampo...
eheheheh

malz pelos comentarios repetitivos.

joaofalamerda disse...

Cara quando você escreve seus textos você pensa em exaltação da mulher , é um tipo de observação natural sua ou na realidade você está pensando na condição humana e não nessa parada de homem e mulher??
Tava vendo aqui os comentários e cheguei a conclusão que não enxergo o texto da mesma maneira que suas amigas..
As mulheres do seu texto são idealizadas , ou seja , não é.. amo as mulheres a cima de tudo..
Do mesmo jeito q elas querem um cara de tanquinho ou um rapaz q leve flores.
O rapaz do texto queria aquelas mulheres e o dominio delas..
penso mais ou menos assim..
Pronto..
Foi mal não comentar ontem.. não queria comentar qualquer merda..
vlw

Igor Lessa disse...

A gente conversa sobre quando tu chegar.

Amanda Marques disse...

Mais uma vez, amei o texto! Sempre com um ótimo e surpreendente final! [2]

:D

Beeeijos

Luifel disse...

Cara, gostei da forma como tu ve as mulheres, também as vejo da mesma forma.

O problema é que nem sempre as mulheres percebem os homens que as veem dessa forma e eu entro naquelas...elas preferem um tanquinho ou um homem romântico, atencioso, leal?

Abç.

Anônimo disse...

oie..
garoto to visitando uns blogs...e parei aqui no seu e de cara me deparar c um texto assim tão belo e sobre nós mulhers..ahh é lindooo!

isso mesmo nino amar ..viver e sentir, afinal tudo isso aqui acaba mesmo um dia ...então vale a pena e sentir o amor dessa forma mais ainda!
xero!

Anônimo disse...

Lindo, cada vez melhor. Que criatividade!
bjs.
Puella

Carla Said disse...

Um salve-salve as mulheres... Não é um comentário feminista, ao contrário. As mulheres têm uma importância poética e "almímica" que nem todos os homens ou pessoas num geral, conseguem perceber.

Fico feliz com teu "feeling" ao pegar isso...
excelente post!

beijo grande

joaofalamerda disse...

Tava pensando aqui sobre o texto e a maneira q ele é lido e tive outros pensamentos.. quando tu entrar fala cmg..
vlww

gisellepitty disse...

Olha que engraçado. Eu já estava indo dormir qdo dei uma passadinha rápida no meu orkut pra colocar o link do "olhando pra grama" como recomendação de blogs que eu sempre leio. Confesso que não estava muito animada pra ler mais nada, mas eis que eu clico no link que eu mesmo coloquei lá. Bem, vim parar aqui, e confesso mais uma vez que mesmo vendo a nova crônica, eu ainda não estava afim de ler. O fato é que: Dei uma passada rápida de olho na primeira frase da crônica e...rsrs...suas crônicas são realmente irresistíveis e envolventes. Não parei na primeira frase, não resisti e fui até o fim. Minhas olheiras que o digam..rsrs

Beijos moço e ... enfim...aiai, boa noite. Agora sim posso ir pra cama mais tranquila, acho que agora minha cama deve estar com o mesmo clima ameno do centro nos dias de domingo.

Thaise de Melo disse...

Nossa, adorei o texto,
e por ser mulher, me senti, lisongeada.
Não resisti, e acabei lendo outros textos também, é incrível, quanto mais leio, mas dá vontade de ler seus textos.
Parabéns!
Abraços pra ti

P.s: A visita aqui valeu muito a pena.

Gabriela disse...

É por isso que, na mitologia grega existiam as musas. :)

iti disse...

tenho dois novos selos pra vc em meu blog.
http://lhmartins.blogspot.com/

Júl Stropp. disse...

eu amo as cronicas do seu blog, muito boas mesmo, fico viajando nas palavras :x *---*

continue assim que vai precisar escrever um livro e eu vou ser a primeira da fila pra comprar IUGSAIUGSUIA

beijos

Camila disse...

Adoreiii o texto foi muito bom
e voce falou tão bem das mulheres
SEM USAR OS TERMOS TÃO VULGAR QUE TODOS OU QUASE TODOS OS HOMENS USAM..

até mais e
ASSIM EU COMO AS OUTRAS MOÇAS AGRADECEMOS A MANEIRA DE FALAR D ENÓS!

Anônimo disse...

ooohhhh me senti super importante...
se mulher é poesia e poesia(logicamente) é combustivel a vida...
caramba to feita!
hauhauha

adorei![
abraços quilidu

Alessandra Castro disse...

Somos loucas e especiais, vc soube retratar bem a nossa tão misteriosa essencia.

 
Olhando Pra Grama